Mês Vocacional convida fiéis a refletir sobre compromisso com a igreja

Por Hédre José

A Igreja Católica comemora e vive em agosto o Mês Vocacional. A iniciativa foi instituída pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 1981, com a proposta de criar uma reflexão sobre o compromisso com Deus e as missões na Igreja. A ideia é também despertar a vocação dos cristãos para suas responsabilidades dentro da Igreja.

Ao longo de todo o mês vocacional, a Igreja lembra, principalmente por meio das liturgias, que todo cristão é vocacionado e a resposta aos chamados está na escolha das vocações específicas. É neste período que são destacadas ao longo dos quatro domingos as quatro vocações trabalhadas no catolicismo. Na Paróquia de São Jorge, os cristãos que acompanham sua programação semanal já vivem e aprendem cada vez mais sob estas missões e responsabilidades.

O primeiro domingo é dedicado à vocação sacerdotal, quando se lembra a missão de padres, bispos e diáconos. Pároco de São Jorge, frei Agostinho Odorizzi comenta sobre a importância do período. “É um mês muito especial para a espiritualidade e vivência da nossa igreja. Quando falamos em mês vocacional, automaticamente lembramos do batismo, o que significa que pertencemos a uma igreja. Após isso, temos todas as outras vocações”, disse.

O segundo domingo é dedicado à vocação familiar, de pais. Ao lado da esposa, o pai tem a missão de levar os filhos ao convívio com a palavra de Deus, com a Igreja, por meio da vivência bíblica e vida na comunidade. É necessário ressaltar que a Igreja considera a família a primeira catequese da criança.

Há ainda a vocação à vida consagrada dos religiosos e das religiosas, cuja comemoração é no terceiro domingo do mês de agosto. Já o quarto e último domingo do mês é dedicado aos leigos da Igreja Católica, ou seja, aos catequistas que são fundamentais nas paróquias.
“É um tempo de oração e de chamado para dentro da missão que lhe foi confiado”, finalizou frei Agostinho.