Ordem

Quando perguntado por pessoas curiosas: “De onde são vocês? A que Ordem vocês pertencem?”, São Francisco e seus companheiros dos primeiros tempos respondiam simplesmente: “Somos penitentes de Assis”.

Nossa origem remonta a esses penitentes de Assis. Eles eram membros de um movimento penitencial, uma forma de vida aprovada pela Igreja muitos séculos antes de Francisco. Sua finalidade era convidar as pessoas a fazer penitência, isto é, afastar-se do pecado para desenvolver uma união mais estreita com Deus. Os membros usavam um hábito como símbolo de seu compromisso.
Em 1207, Francisco começou uma vida de penitência e passou a usar hábito penitencial. Passou dois anos como penitente e assim foi conhecido pelo bispo Guido de Assis. Em 1221, escreveu a Primeira Carta aos Penitentes, na qual apresentava orientações gerais para os Irmãos e Irmãs da Penitência que desejavam viver uma vida segundo os princípios do Evangelho.

Através dos séculos, as congregações franciscanas masculinas e femininas da Terceira Ordem foram surgindo de forma independente em muitos países da Europa. Em 1447, as fraternidades italianas de franciscanos (homens) penitentes foram unificadas numa única Ordem pelo Papa Nicolau V. Os frades estabeleceram sua sede na Basílica de São Cosme e Damião, Roma, em 1512.

Hoje, a Ordem é composta de 16 (dezesseis) províncias, vice-províncias e delegações. Temos novecentos frades que vivem, oram e desenvolvem obras pias em 14 (catorze) países. Somos uma pequena Ordem, mas uma grande fraternidade.

Vice Província Nossa Senhora Aparecida no Brasil

Chegada dos frades franceses

É sinal da Divina Onipotência quando o bem supera o mal. Quando o governo francês começou a eliminar as casas religiosas na França, nossos frades enviaram missionários para o Brasil. Em 1904, o Monsenhor Luis D’Amour, bispo de Cuibá, recebeu os frades Ambrósio, Atanásio, Aristides, Boaventura e Fedele. Ele deu aos frades uma área no Brasil Central, duas vezes maior que a França, para evangelizar. Em onze anos, os frades franceses criaram as estruturas eclesiais necessárias para que o Vaticano indicasse o primeiro bispo da cidade de Cáceres (Mato Grosso), Louis Marie Galibert, frade-padre franciscano da Terceira Ordem Regular.
Os frades estabeleceram outro centro em Guajará-Mirim (Rondônia), onde vive o povo Pacaá-nova. Um terceiro centro foi Poconé (Mato Grosso), onde nossos frades aprenderam sobre as propriedades medicinais das plantas tropicais. Hoje eles colhem plantas e as enviam para a França onde são usadas na Medicina natural.
Os frades franceses tinham outros centros em Nossa Senhora do Livramento (Mato Grosso), em Mogi Mirim (São Paulo) e na cidade de São Paulo, no bairro do Sumaré, onde trabalham no Santuário de Nossa Senhora de Fátima.
Em 1959, a Cúria Geral reconheceu a necessidade de autonomia e estabeleceu um comissariado que respondia diretamente a Roma. Em 1966 foi estabelecido o Comissariado Independente de Nossa Senhora Aparecida, com dezessete professos, entre os quais dois bispos e oito padres. Havia cinqüenta e cinco seminaristas.

Chegada dos frades norte-americanos

Em 1962, a Província do Sagrado Coração atendeu ao pedido do papa João XXIII para ajudar a Igreja da América Latina, enviando seis frades ¬ – Roger Chunta, Victor Gall, Joseph Clancy, Carlo Napoli, Robert Sisk e Marellus Smith – para Borba, Amazonas, situada à margem direita do Rio Madeira. Essa área cobria mais de 100 mil milhas de atividades pastorais no Estado, onde se encontram as cidades de Nova Olinda do Norte, Borba, Novo Aripuanã e Autazes. Cada centro tinha seus locais próprios de missão. As irmãs religiosas ajudavam-nos trabalhando como professoras e catequistas.
Depois de cumprido seu exercício como ministro provincial nos Estados Unidos, frei Adriano Viegle se tornou Prelado Nullius de Borba, em 1965. Em 1970, outros quinze frades vieram para ajudar no trabalho missionário no Brasil.

Formação da Vice-Província

Em 1967, a Cúria Geral promoveu uma conferência das lideranças das províncias brasileira, francesa e norte-americana. Surgiu a União das Missões Franco-brasileira e norte-americana dos Franciscanos da Terceira Ordem Regular no Brasil. Ela sugeria que os frades do Brasil elaborassem seu programa de formação. Frei José Angulo Quilis, ministro geral, uniu formalmente as duas entidades numa Vice-Província denominada Nossa Senhora Aparecida do Brasil, em 1992. Frei Alain Hévin foi eleito seu ministro provincial.
Nossa Vice-Província dá assistência a oito paróquias em sete cidades e conta com:
– 01 bispos;
– 25 frades de profissão solene (02 frades não são sacerdotes);
– 02 frades de profissão simples;
– 00 noviços;
– 00 postulantes;

– 08 aspirantes;
As grandes distâncias que separam as duas maiores áreas da Vice-Província tornam difícil dirigi-la. É um desafio para os frades manter um senso de unidade e fraternidade em nossa tarefa de servir ao povo do Vale do Amazonas e, ao mesmo tempo, as populações urbanas de São Paulo, Mato Grosso e Santa Catarina.

Fonte: http://www.franciscanostor.org.br/