São Tarcísio ensina a amar ao próximo com alegria, fé e dedicação

Conta a história que Tarcísio tinha apenas 12 anos quando foi sacrificado porque queria cumprir a sua missão, que era entregar hóstias sagradas aos cristãos presos. O dia de São Tarcísio, que foi acólito do Papa Xisto II, foi celebrado no dia 15 deste mês, mas o exemplo do jovem que sacrificou a vida para servir à vontade de Cristo é lembrado nos rostos dos jovens que se dedicam ao chamado de Jesus na Paróquia São Jorge. Neste domingo (20), os coroinhas de São Francisco, Santa Clara, São Dimas, Perpétuo Socorro e São Jorge participaram de uma programação dedicada a eles.

Às 7h30 a celebração foi toda deles e para eles. As leituras da Liturgia foram feitas por um coroinha representando cada uma das comunidades que possui acólitos, além disso a história de São Tarcísio foi contada por meio de uma encenação feita pelos jovens. Outro ponto forte da celebração foi o envio dos novos coroinhas, bem como a renovação dos votos dos acólitos antigos.

Foram renovados os votos de 11 acólitos de Perpétuo Socorro, quatro de Santa Clara, 11 de São Dimas, 13 de São Francisco e 40 de São Jorge. Ao final da celebração, que também marcou o encerramento da Semana da Família, os coroinhas tiveram uma tarde de lazer, com almoço partilhado na casa dos Frades e brincadeiras diversas compartilhadas com os familiares dos acólitos.

O grupo de coroinhas Frei Paulo Pavlik é responsável por abrir e fechar as igrejas, cuidam da climatização do ambiente, cuidam dos objetos litúrgicos, auxiliam os freis durante as celebrações e participam com amor, dedicação e responsabilidade de diversos momentos da Igreja Católica. Para a coordenadora dos coroinhas de São Jorge, Leila Giselle Pacheco, para ser um bom acólito é preciso atender ao chamado para o serviço que Deus quer para cada um deles com humildade e amor.

“Ser acólito é antes de tudo atender ao chamado de Deus, é se colocar a serviço no que Ele quer de cada um. Digo sempre para os meninos que é preciso ser responsável e acolhedor em todos os momentos, principalmente nas celebrações. Ficamos muito felizes de ver que a nossa igreja tem jovens que querem servir e atender ao chamado de Deus”, disse.

Oração de São Tarcísio

“São Tarcísio, nosso padroeiro! Ajudai-nos a consagrar nossa vida a Deus. Ensinai-nos a servir Cristo e ao próximo, com firmeza, alegria, fé e dedicação. Pede por nós, ó São Tarcísio! Concede-nos saúde, vontade de viver e coragem para perseverar. Dá-nos disposição de viver como amigos e irmãos. São Tarcísio, coroinha-mártir, desperta em nós um grande amor a Cristo na Eucaristia. Fortalece nossa união e inspira nossos serviços à comunidade”.