Escola de Fé e Cidadania forma leigos para o serviço cristão

Por Daniel Rocha

Na paróquia de São Raimundo Nonato, na noite do sábado, 18/11, ocorreu a Missa em Ação de Graças à conclusão da Escola de Formação Fé e Cidadania, realizada durante os seis últimos meses pelo Setor Avenida Brasil, seguindo o plano de evangelização da Arquidiocese de Manaus. Participaram dessa formação 25 leigos, agentes de pastoral de todas as oito paróquias que compõem o setor.

Essa formação teve como finalidade a reflexão do papel do leigo na vida espiritual e, principalmente, social de nossas comunidades. Trazendo temas relacionados com o Diretório Social da Igreja (DSI), o documento 105 sobre os leigos, análise de conjuntura, políticas públicas e os espaços de controle social, a Escola de Fé e Cidadania renovou nos corações a verdade da missão de Jesus Cristo, conforme as escrituras, “Eu vim para que todos tenham Vida, e Vida em abundância”.

Na homilia da celebração, presidida pelos párocos de São Raimundo, Padre Ricardo e São Jorge, Frei Agostinho, foi enfatizado que a formação é uma etapa da caminhada desses leigos rumo a Jesus, sendo chamados a agir como cristãos em todos os momentos e em todos os lugares, fazendo com que o ensinamento de Jesus Cristo, de amarmos uns aos outros, seja materializado em nossas ações de cuidado com os mais necessitados e a não aceitação de práticas ofensivas à vida em toda a sua plenitude. Neste sentido, somos todos chamados a vivenciar a igreja em saída como proposta por nosso Santo Padre, Papa Francisco.