Missa de Cristo-Rei marca encerramento do ano litúrgico

Por Andrés Pascal

A comunidade de São Jorge celebrou na noite deste sábado (25) a festa de Cristo Rei com uma missa que marcou o fim de mais um ano litúrgico, o calendário religioso da Igreja Católica. O evento serve também de preparação para o advento, que já se inicia na próxima semana. Após a celebração, os fiéis participaram do arraial de encerramento dos festejos de Santa Isabel da Hungria.

Celebrada pelo pároco Agostinho Odorizzi, ao lado dos freis Faustino Fernandes e Rogério Correia, a missa foi um alerta aos fiéis interessados em contribuir com a obra de Deus. De acordo com o sacerdote, para qualquer função exercida, é preciso uma sintonia com Cristo. “Qualquer obra na igreja só têm sentido se tivermos o espírito de Cristo, que é um espírito da obediência, humildade, alegria e amor”, explicou.

Durante a celebração, frei Agostinho convidou ao altar os jovens vocacionados da Paróquia, e pediu que a comunidade rezasse por eles e por todas as vocações. Quem também recebeu as bênçãos dos padres e da comunidade foram os leigos que participaram de cursos e treinamentos do Instituto de Teologia Pastoral e Ensino Superior da Amazônia (Itepes), e da Escola de Formação de Fé e Cidadania.

Frei Agostinho afirmou que é importante que os leigos estejam inseridos e participativos na vida espiritual e social das comunidades. Ele destacou que as formações levantam temas do cotidiano das pessoas, e fazem análises de conjuntura política e social, incentivando os fiéis a realizar controle social e promovendo cidadania.

Arraial

Após a missa, deu início o arraial de Santa Isabel da Hungria, que marca o encerramento dos festejos da Santa. Leilões, bingos, brincadeiras e comidas alegraram o final de noite dos fiéis. Um bolo com a imagem da santa foi abençoado pelo Frei Agostinho, e partilhado entre os participantes da festa. Além disso, mudas de plantas foram distribuídas aos fiéis, para que pudessem plantar em suas casas.