Depressão na juventude: como lidar?

No último dia, 21/7, foi realizado na paróquia São Jorge um encontro com os coroinhas do setor Avenida Brasil, onde foi tratado um tema que tem rondado a mente e a história de pessoas de todas as idades, a depressão. Tendo como fio condutor “Depressão na Juventude: como lidar?”, a psicóloga Pamella Jordanny repassou informações relevantes para os jovens.

A palestra teve início com o a psicóloga Pamella fazendo uma dinâmica e explicando a diferença entre tristeza e depressão. Em seguida ela como deve ser a abordagem de uma pessoa depressiva e sobre algumas das principais causas da depressão.

No decorrer da palestra, a psicóloga falou principalmente da rede de amparo que uma pessoa depressiva deve ter e isso inclui a família, os amigos e a comunidade. Fazer parte de grupos de apoio com pessoas que têm a mesma doença, acompanhamento psicológico e psiquiátrico também são medidas necessárias para que se recobre a saúde emocional.

A depressão é uma doença que acomete pessoas de todas as idades e que também pode acontecer devido a alterações de hormonais. A psicóloga explanou vários exemplos para os jovens, além de responder a algumas dúvidas colocadas por eles.

Um deles falou que havia vencido a depressão, que a depressão não significa falta de Deus em nós, mas sim uma doença como qualquer outra, no entanto, que precisa ser tratada de uma forma mais cuidadosa.

Ao final da palestra, a psicóloga Pamella Jordanny indicou  três palavras essenciais que devem ser ditas para uma pessoa com o diagnóstico de depressão, para que ela possa interiorizar, sentir: AMOR, VALOR e AMPARO. São palavras, sentimentos e acolhimento que ajudam a salvar vidas.

Por Francy Meiry

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *