São Dimas – Quarenta e nove anos de devoção e missão

Por Hedre José

A comunidade São Dimas comemorou seu santo padroeiro dia 25 de março, mas a data não coincide com a fundação da comunidade, que teve início no dia 29/11/1968, há 49 anos, na Paróquia São Jorge.

Conforme a história remonta, neste dia aconteceu uma reunião na casa de Lina Serrão, na rua São Domingos, São Jorge, que contou com a presença de Frei Victor (TOR) e alguns moradores do bairro. O objetivo da reunião era discutir a construção da capela para o santo, que foi motivada por graças alcançadas de um morador do bairro e, como promessa pela benção deu-se a oferta da capela.

Dois anos depois, em 1970, os comunitários se reuniram novamente, desta vez na casa de dona Júlia Rocha, e foi decidido por todos que seria necessário realizar a venda de algum objeto para angariar recursos para dar início a obra da igreja. Decidiu-se então vender uma camisa cuja estampa era a oração de São Dimas, no entanto, a venda não gerou lucro satisfatório para iniciar as obras.

Os comunitários não deixaram o ânimo cair, foram perseverantes na fé e realizaram um arraial na rua São Domingos, que contou a presença de Frei Júlio TOR e demais moradores do bairro. Mesmo com o evento, a construção não conseguiu ser finalizada e foi então que em 1971 padre Júlio iniciou a campanha dos “benfeitores”, onde algumas pessoas contribuíram com quantias em dinheiro. Este trabalho foi feito de casa em casa.

A fé em Deus foi muito maior que os percalços e, finalmente no dia 29 de novembro de 1972, aconteceu a missa de inauguração da Capela de São Dimas, um dia mais que especial para a Paróquia São Jorge, uma vitória no Espírito Santo. A celebração inaugural teve a presença especial de Dom João de Souza Lima, Arcebispo de Manaus e Dom Adriano TOR, bispo dos franciscanos. Além destas pessoas ilustres do clero participaram os padres Domingos Júlio Vitt, Jorge Normando e os freis Roberto, Marcelo, José e Jaime.

A fundação da comunidade de São Dimas é uma parte da história da Paróquia São Jorge que há tantos anos perpetua sua missão no projeto de Deus, mostrando que todos somos comunidade e juntos formamos uma única história do testemunho do amor a Cristo.

Fotos: arquivo