Comunidade São Francisco de Assis celebra o santo da natureza, do serviço e da paz

Hoje, 4/10, a Igreja Católica celebra em todo o mundo o Dia de São Francisco de Assis, santo protetor dos animais, da natureza, propagador da paz, da humildade, do bem e do serviço a favor do irmão e de toda criação de Deus. Na Paróquia São Jorge, na Comunidade São Francisco de Assis, localizada na rua Boa Esperança, Vila da Prata, zona Oeste, a programação em memória ao santo segue durante todo o dia.

Os festejos em honra a São Francisco de Assis iniciam-se às 6h, com a Alvorada. Às 9h será realizada, como há mais de 15 anos, a tradicional bênção dos animais no pátio da igreja. A partir de 15h, a igreja estará aberta para louvores e adoração. Já às 18h terá início a procissão por algumas ruas do bairro, seguida de Santa Missa e arraial.

Durante a celebração da bênção dos animais será feita também a bênção da nova imagem de São Francisco de Assis. Confeccionada em madeira, a nova imagem mede 1,50 metro de altura. De acordo com o pároco de São Jorge, frei Agostinho Odorizzi nada mais propício do que fazer a bênção da imagem na celebração em que os animais, amigos prediletos de São Francisco, também serão abençoados.

“Temos em nossa comunidade vários relatos de pessoas que creditam à intercessão de São Francisco curas e bênçãos aos seus animais. Isso faz parte da caminhada de fé que comungamos e por isso essa celebração é tão querida entre os devotos. Além disso, São Francisco amava e respeitava as criaturas de Deus, observava, contemplava, dialogava com elas e nos deixou muito forte o sentimento do respeito que devemos ter com toda a criação. Esse também é um momento de reflexão sobre os princípios de Francisco”, disse.

São Francisco de Assis

São Francisco de Assis nasceu na Itália e ficou conhecido como padroeiro da ecologia e protetor dos animais. Morreu e foi sepultado em 4 de outubro de 1226 e canonizado em 1228. Em 29 de novembro de 1979, São Francisco foi declarado patrono da ecologia.

6h – Alvorada

9h – Bênção dos animais e bênção solene à nova imagem de São Francisco de Assis