Terço com as Famílias encerra calendário litúrgico com celebração luminosa

Por Gloria Evelly Nogueira e Michele Gouvêa

Como já é tradição na paróquia São Jorge, na última quarta-feira, 15, foi realizado o Terço com a Famílias. Momento de fé, conversão e de unidade familiar, o terço marcou o encerramento do calendário litúrgico e teve como temática celebrativa a Festa do Cristo Rei. A Festa do Cristo Rei é uma das mais importantes do calendário litúrgico porque nela celebramos Cristo, o Rei do Universo.

E o momento, que já é especial, ficou ainda mais com a participação de 50 crianças de nossas pastorais que, juntamente com seus pais, levaram rosas e velas para formar um Terço Luminoso. O Terço com as Famílias é realizado pelo grupo Iniciação à Vida Cristã (IVC) desde 2015, e foi montado pelo pároco frei Agostinho Odorizzi com agentes das pastorais Litúrgica, Familiar, Catequese, Batismo, Coroinhas, Renovação Carismática Católica (RCC) e Grupo Maranatha.

O Terço com as Famílias é realizado, todos os meses, na terceira quarta-feira do mês, às 19h, com um momento de louvor seguido do terço. Conforme uma das responsáveis pela organização do momento mariano, Byatryz Mortágua, coordenadora do setor pós matrimônio da Pastoral Familiar, a cada mês a equipe pensa numa forma de agradar mais a Deus e envolver a comunidade na participação deste momento da paróquia São Jorge.

“Nós sempre estamos procurando meios de fazer com que o Terço com as Famílias seja ainda mais bonito, especial e tocante, por isso sempre temos o cuidado de envolver a comunidade nesse momento, afinal é para unir as famílias em mais um momento de fé que ele existe. Neste mês pensamos nessa oferta de velas e rosas a cada Ave Maria oferecida à Nossa Senhora, durante o Terço Luminoso, e foi um momento muito bonito e emocionante da nossa paróquia”, disse.

Para formar esse sentimento mariano e de compromisso com os preceitos da nossa igreja Católica, em todos os Terços com as Famílias as crianças da nossa igreja são levadas para uma sala de reflexão, onde aprendem um pouco sobre a temática do mês e sobre a importância de rezar em família. Ao final da reflexão, elas retornam para a igreja e encerram o terço com a consagração à Nossa Senhora.

Todos os meses, além do oferecimento do terço pelas intenções temáticas, ele é ofertado pela saúde dos enfermos de nossa paróquia, pelos nossos sacerdotes, seminaristas, pelas vocações e por todas as famílias. Ao término do terço, o pároco rei Agostinho deu a bênção, agradeceu a participação de todos e convidou para que todos estivessem no próximo Terço com as Famílias. Um incentivo a mais para todos os paroquianos fortalecerem sua fé e caminharem com mais unidade na nossa igreja.