Padre jesuíta, Adelson Araújo, lança livro “O Exame de Si Mesmo”

Por Hedre José

A noite começou seguindo o propósito da obra escrita, pararmos e fazermos uma reflexão em nosso interior, com meditações ao som de violão e palavras que soaram um mantra, elementos que deram um clima de total espiritualidade.

O lançamento do livro “O Exame de Si Mesmo”, de autoria do padre jesuíta Adelson Araújo dos Santos, aconteceu na noite da última sexta-feira (10), no Centro de Treinamento Maromba, localizado na Rua Maromba , Chapada, onde o autor quis saber por meio da escrita o porquê de Santo Inácio de Loyola fazer referência ao Exame de Consciência exercido no estado de introspecção humano.

A obra é fruto dos estudos de mestrado e doutorado realizados em Roma e foi traduzido para português pelas “Edições Loyola. O total teor do livro é remetido ao que Santo Inácio descobriu como ferramenta para o “autoexame” ou exame de consciência. “O interesse maior não é a venda e sim o desenvolvimento do tema” define ele. Um dos destaques do conteúdo é que a auto avaliação (o exame) não surgiu com cristianismo, a observação já era discutida por outras civilizações, pensadores, filósofos, como os gregos por exemplo.

O intuito do trabalho é explicar, a partir da ótica adquirida por Santo Inácio, que no momento em que exercemos essa prática interior devemos pensar primeiramente nos benefícios que Deus nos deu e não nos erros. “O exame não serve como caminho para a depressão, devemos pensar nos pecados cometidos e lembrar que Deus está sempre presente comigo no novo dia que vai nascer”, conclui o sacerdote. O escritor complementa que ler o livro é buscar conhecimento. As primeiras páginas são dedicadas à família.

Padre Adelson diz que o tema escolhido para escrever o livro foi algo que sempre o chamou a atenção e foi um crescimento pessoal muito grande no ponto de vista espiritual, pois é uma alegria muito grande em poder partilhar o conhecimento com as pessoas que vão ler o livro. “A esperança é que esse crescimento não fique só pra mim, mas também possa transmitido ao leitor algo que tem muito a ver com nossa espiritualidade, pois oferece muitas pistas para o amadurecimento humano, espiritual e também no maior serviço a Deus e ao próximo”.

Convidados

A partilha dos conhecimentos, como o autor mesmo define, contou com presenças especiais como do Arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Castriani e demais representante da Arquidiocese e colegas da ordem Inaciana, além dos familiares, amigos da época de faculdade, comunidade e demais paróquias.

O colega jesuíta, padre Ivanildo Pereira, diz que o livro “O Exame de Si Mesmo” é um modo de se conhecerem e se conhecendo é possível chegar mais perto daquele que nos criou. “É uma ferramenta importante e sem dúvida nenhuma favorece ao crescimento espiritual”.

O irmão e jornalista, Arnoldo Santos expressa a emoção de ter um irmão que além de padre, agora é escritor. “É um sentimento que extrapola o que sentimos como família, é a satisfação da produção intelectual de uma amazonense que produz uma obra que pode ajudar não somente pessoas ligadas a igreja diretamente, mas qualquer leigo engajado ou não engajado que precisa de luz”, define.