Pais são celebrados em comunidade São Dimas
Por Hedre José
Neste 19º domingo do Tempo Comum, a Igreja Católica comemora a abertura da Semana da Família e, de acordo com o calendário civil, também o Dia do Pais. Uma data muito especial e dedicada a essas pessoas que, pela graça de Deus, receberam a graça de contribuir para a geração da vida junto à mulher.
Na comunidade São Dimas os dois momentos foram muito bem lembrados, principalmente na homilia ministrada pelo celebrante, Frei Faustino. Em suas palavras, as ênfases foram nas palavras-chaves: ouvir, compreender, amor verdadeiro, desafio e atitudes no que diz respeito ao evangelizar por meio de ações sociais planejadas nas comunidades.
Conforme suas observações, a família é construída de acordo com nossas proximidades, ou seja, o “conhecer” e o “conviver” nos traz a familiaridade na comunidade e, a partir do momento em que nos damos conta desse afeto, nos tornamos família, nos colocando à disposição para colaborar e nos ajudar como irmãos.
O ato de demonstrar o amor aos pais, segundo o presidente da celebração, não está necessariamente no ato de procurar o presente em tal loja de shoppings, mas sim na presença do pai na vida do filho. “O ‘eu estou aqui’ de um pai para um filho, o ‘eu te amo pai’ são muito mais importantes do que qualquer presente. O que um pai sempre quer na verdade é sentir o amor do seu filho”, afirmou.
Após a comunhão, a equipe da Liturgia preparou a homenagem ao pais na forma de um vídeo com fotos trazendo os sentidos e significados do ser “pai”. Dentre as imagens havia textos e poemas reforçando ainda mais o momento especial preparados aos pais.
Ao final foram sorteados cinco brindes e para encerrar a missa festiva foi cantado os parabéns para todos os papais presentes na celebração. Em seguida eles foram chamados até frente do presbitério, onde receberem as bênçãos com água benta.