Santa Clara ensina a nunca perder de vista o ponto de partida na fé cristã

Por Kelly Borges

A comunidade Santa Clara de Assis, da Paróquia São Jorge, localizada no bairro Vila da Prata, comemorou, durante a semana passada, os festejos de sua padroeira, realizando o tríduo nos dias 8, 9, 10, e procissão seguida da Santa Missa no dia 11 de agosto. O tema levado à reflexão dos irmãos nestes dias foi: “Santa Clara, despertai-nos para o cuidado com a criação”.

No primeiro dia do tríduo (8), as orações foram direcionadas para as vocações, lembrando Nossa Senhora e Santa Clara de Assis que são modelos de vocação ao Plano de Deus, sendo exemplos de entrega ao Amor de Deus. Nossa Senhora com o SIM à missão de conceber o Nosso Salvador, Jesus Cristo, e Santa Clara com sua devoção à oração, conforme a espiritualidade de São Francisco, iluminando ao mundo com sua santidade e caridade.

Neste dia, foram meditados os mistérios dolorosos de Jesus em um terço, onde em cada conta, acendia-se uma vela, delineando o contorno do mapa do Brasil, fazendo nossa comunidade refletir na condição espiritual do povo brasileiro e se espelhando nas atitudes da Santa Padroeira.

No segundo dia, com a reflexão sobrea promoção da Vida e o tema ”Cultivar e guardar a criação, eis a nossa missão”, a comunidade renovou seu compromisso com a preservação de toda a obra criada e concedida por Deus aos nossos cuidados. O amor de Deus é o que nos alimenta para o respeito a nossa Casa Comum, fazendo com que não sejamos vítimas de nossas próprias maldades, e enxergando em nosso ambiente de convívio a oportunidade para mantê-lo física e espiritualmente saudável.

No terceiro dia do tríduo, a comunhão perfeita da Eucaristia com a família foi o ponto central das orações da comunidade, tendo como inspiração o amor partilhado na família de Santa Clara, onde sua irmã e sua mãe também foram chamadas ao servido de Deus.

Dia 11 de agosto é quando se comemora a vida e missão de Santa Clara de Assis, exemplo de amor e doação, sendo esta espiritualidade anunciada durante a procissão realizada nas ruas do bairro, seguida da comunhão na Santa Missa na Igreja da comunidade. Momento de louvor e agradecimento, a celebração contou com a presença de Frei Faustino, Frei Rogério e do pároco, Frei Agostinho.

Em sua homilia, nosso pároco relembrou os dias de espiritualidade do tríduo, enfatizando a mensagem de Santa Clara de Assis no sentido de “nunca perder o ponto de partida” em nossa caminhada de comunidade e de fé. Salientou a importância da consolidação do conceito de unidade na nossa paróquia, do cuidado com a Casa Comum e com nossas famílias, neste tempo de dificuldades para nos desprendermos das coisas materiais, e convidou a todos para buscarmos sempre as coisas de Deus e Seu infinito amor, mediante a oração e a comunhão do Corpo e Sangue de Cristo na Sagrada Eucaristia.

Em agradecimento ao serviço de todos os frades que já entregaram suas vocações sacerdotais ao cuidado com povo de Deus em nossa paróquia, a comunidade Santa Clara de Assis preparou uma apresentação de rememoração de bons momentos que os freis já vivenciaram com os fiéis de nossa igreja, demonstrando a importância no direcionamento da caminhada de fé.

A missa também contou com um momento de unidade e irmandade entre as Comunidades e as CEB’s que formam nossa Paróquia São Jorge, simbolizado pela entrega de uma rosa aos agentes pastorais representantes que participavam da Santa Missa. Um poema escrito pela comunitária Marta Abreu, sobre a história de caminhada de formação da comunidade, foi lido para a assembleia, sendo um ponto de muita emoção e momento de gratidão a Deus.

Por fim, proporcionando a experiência de encontro e partilha, a comunidade Santa Clara convidou a todos para participar do arraial em homenagem a padroeira, com a venda de doces e comidas regionais, além da realização de bingo e apresentações culturais da localidade.

Foram momentos de fé, espiritualidade e congraçamento dos comunitários, tendo com direcionamento a palavra de Nosso Senhor Jesus Cristo e o exemplo de obediência e amor a Deus da padroeira homenageada nos festejos, Santa Clara de Assis.