Grupo Maranatha completa 29 anos de evangelização e arte

Por Michele Gouvêa

Esta sexta-feira, 07/07/2017, foi um dia especial para a evangelização em forma de arte da Igreja Católica de Manaus. Isso porque, o Grupo Maranatha, da igreja São Jorge, comemora 29 anos de existência. Conforme Luciana Quintino, uma das coordenadoras o, grupo em São Jorge teve a motivação inicial de José Torres, Luciano Loureiro e muitos outros que enxergaram que a arte poderia ser um meio importante e acessível no processo de evangelização católica.

Os membros do grupo Maranatha de São Jorge se reúnem todos os domingos, de 14h às 16h, na igreja matriz de São Jorge para refletir sobre a Palavra de Deus e para ver de que modo podem usar sua arte para “tocar mais fundo” os fiéis que frequentam as celebrações nas comunidades que compõem a paróquia. Pessoas com mais de 13 anos são convidadas a participar do Grupo Maranatha.

Menores de 13 anos podem participar do Maranathinha, que é destinado às crianças para que elas também, sob a supervisão dos pais e dos coordenadores do Maranatha, aprendam como a arte pode ser utilizada na evangelização delas mesmas, dos familiares e das pessoas que frequentam às celebrações. Os encontros do Maranathinha acontecem todos os sábados, de 17h às 18h, na matriz São Jorge.

Conforme Luciana, além dos trabalhos realizados na paróquia São Jorge, o Grupo Maranatha está estendendo sua atuação evangelizadora para comunidades do Tupé e do Julião. “Nós evangelizamos através da arte, e isso é difícil porque sempre tem quem não goste daquilo que nos esforçamos tanto para apresentar. Mas quando vêm as críticas negativas nós buscamos pensar que estamos servindo a Deus e que, se teve alguém que não tenha gostado, teve também quem tenha gostado e isso nos incentiva a fazer sempre mais para evangelizar”, disse.

Entre as celebrações em que o Grupo Maranatha se apresentou estiveram o casamento de Santa Isabel da Hungria, a abertura da Campanha da Fraternidade, o Dia das Mães e Dia das Crianças. “Um dos nossos momentos mais marcantes foi a encenação que realizamos da Campanha da Fraternidade para a Arquidiocese de Manaus. Foi muito bom envolver as crianças, que eram oncinha, araras e outros animais. Foi um momento em que o Maranatha se reuniu com jovens da comunidade, com pessoas da catequese e nós só temos a agradecer a todos da paróquia por nos apoiar em todos os momentos. Ter todos sempre nos ajudado é muito emocionante”, falou.

Em nome de todos os membros do Maranatha, Luciana agradece aos freis Faustino, Agostinho e Rogério que apoiam e incentivam o grupo a realizar atividades lúdicas e criativas que, por meio da arte, ajudem a levar a Palavra de Deus a muitas pessoas da paróquia São Jorge.