Dom Sérgio abre encontro regional de CEB´s, em São Jorge

Por Andrés Pascal

Mais de 160 pessoas participam de hoje até domingo do 2o Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s) Regional Norte 1 (Amazonas e Roraima), evento apoiado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e que, este ano, tem como sede a Paróquia São Jorge. O encontro teve início na manhã desta quinta-feira com uma missa celebrada pelo arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Castriani.

O evento reúne representantes de CEB’s de diversos setores de Manaus, de municípios do interior do Amazonas e também de Roraima, que farão reflexões sobre a conjuntura da sociedade no âmbito social e político, tendo como base os ensinamentos cristãos. O tema escolhido para este ano é “Cebs e os desafios de ser Igreja do mundo urbano na Amazônia”. Na opinião de Dom Sérgio Castriani, uma ótima oportunidade de fomentar a união e reflexão da igreja.

“Nós vivemos em comunidade, e é importante que nossa igreja se conheça a nível regional. Isso nos ajuda a alargar os horizontes. É muito importante também que haja muita reflexão, pois, sem reflexão, nós não vamos muito longe. Que possamos encontrar pessoas e nos animarmos mutuamente para seguir na caminhada”, avaliou o arcebispo. Ao lado do Pároco de São Jorge, Agostinho Odorizzi, Dom Sérgio presidiu a missa de abertura que contou com a presença de participantes do encontro.

Na agenda do evento estão programadas duas análises de conjuntura. Uma delas, a nível nacional, será comandada pelo assessor do laicato da CNBB, Daniel Seidel. A outra, que terá um olhar voltado para a região amazônica, será comandada pela jornalista e professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Ivânia Vieira. O fruto dessas reflexões será levado para um debate mais amplo, segundo a secretária das CEB´s Regional Norte, Patrícia Cabral.

“Depois das análises o Daniel fará uma junção dos dois temas para que possamos entender como funciona determinados segmentos dentro da política e como vivenciamos isso dentro das nossas pastorais sociais”, informou Patrícia. Ela também adiantou que será realizada uma mesa redonda falando dos desafios da vida urbana nas cidades, na zona rural, no dia-a-dia dos ribeirinhos, dos quilombolas e da população indígena.

Oficinas

Os inscritos no Intereclesial também poderão participar de oficinas, tanto na matriz de São Jorge quanto no âmbito das comunidades. Entre os temas que serão abordados está a relação e realidade dos conselhos paritários e de direito; o direito das mulheres, das criança e dos encarcerados; as situações habitacionais; e a situação dos povos indígenas. Todos os temas serão discutidos à luz da palavra de Deus e dos documentos da igreja católica.

Encontro Nacional

Das nove dioceses e prelazias que compõem o Regional 1, seis estão representadas no evento. O encontro em Manaus servirá como preparação para o 14º Intereclesial Nacional das CEBs, que acontecerá em Londrina (PR), de 23 a 27 de janeiro, oportunidade em que estarão reunidas CEB’s de todo o Brasil. A Regional 1 será representada por 150 delegados.