Pentecostes promete levar milhares de fiéis à festa do Espírito Santo

Por Martha Araújo

A Festa de Pentecostes é histórica e, simbolicamente, ligada ao festival judaico da colheita “shavuot”, este festival comemora a entrega dos dez mandamentos no Monte Sinai, 50 dias após o êxodo. Também conhecida como Festa da Colheita, Festa das Semanas, Dia das Primícias dos Frutos, onde é reconhecido que Javé, o Senhor, é exclusivamente o Senhor, o Doadores da Terra, Fonte de Todo o Bem. Dono de Tudo que existe, a Festa de Pentecostes nos lembra que devemos tudo a Ele e que nossa obediência é o que Ele mais quer.

Para os cristãos, Pentecostes comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e sobre Maria, mãe de Jesus, através do dom de línguas, como descrito no Novo Testamento.

Enquanto a Páscoa era uma festa caseira, a Festa da Colheita (Festa das Semanas ou Pentecostes), era uma celebração agrícola onde todos se reuniam, originalmente na roça, no lugar onde se cultivava o trigo e a cevada e, posteriormente, foi levada para os lugares de culto, o Templo de Jerusalém.

Por ter sido, neste dia, a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Cristo (a Igreja) e a adesão de quase três mil homens após o discurso de Pedro, é também considerado o dia do nascimento da Igreja cristã.

Neste ano, a Igreja Católica celebra a cerimônia de Pentecostes amanhã, 04/06, no Centro de Convenções, o sambódromo, a partir de 17h, com concentração às 16h. Com o tema: “Vem Espírito Santo, com Maria cuidar da Amazônia!”, os fiéis são sensibilizados a levar um quilo de alimento não perecível, como um ato de gesto concreto para ser doado aos mais necessitados.

Um diferencial na celebração deste ano é que os imigrantes irão ajudar na manutenção do local, para que possam, após a coleta do material reciclável, ter uma ajuda de custo para auxiliar no sustento deles.

É com muita alegria que a Paróquia de São Jorge, juntamente com suas comunidades e pastorais, participa desta grande solenidade. A concentração dos paroquianos de São Jorge será no bloco H, na parte superior da arquibancada. Para ajudar na identificação será fixada uma placa com o nome Setor Avenida Brasil.

Por causa da celebração de Pentecostes não haverá missa, na igreja matriz, nos horários de 18h e 19h30, somente estão mantidas as de 6h e 7h30.