Festa de Pentecostes nos convida a fazer memória do amor de Deus em nossa caminhada de fé

Por Michele Gouvêa

Somos uma igreja viva e que se renova, continuamente, por meio do Espírito Santo de Deus, e a Festa de Pentecostes é mais um momento em que os fiéis são convidados a fazer memória dos dons do Espírito Santo e do amor de Deus para com seus filhos amados. Como nos diz Santo Agostinho: “O Espírito Santo faz-nos habitar em Deus e Deus em nós, mas é o amor que causa tudo isto.  Portanto, o Espírito é Deus enquanto amor”.

E foi esse amor que levou, aproximadamente, 100 mil pessoas, conforme a Polícia Militar (PM), ao Centro de Convenções (sambódromo), durante a tarde deste domingo. Entre os fiéis que se fizeram presentes, nesta grande festa da Igreja Católica de Manaus, estiveram dezenas de paroquianos da igreja São Jorge.

Foram representantes de movimentos, pastorais e comunidades que foram celebrar a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, após 50 dias da Páscoa, e ainda servir durante a celebração. Além de paroquianos, os freis Faustino e Rogério também se fizeram presentes neste importante evento, sendo, mais uma vez, exemplos na caminhada cristã.

Tendo como tema “Vem Espírito Santo com Maria, cuidar da Amazônia!”, a 21ª edição de Pentecostes é, conforme arcebispo metropolitano de Manaus, dom Sérgio Castriani, um momento de muita alegria e realização para a igreja católica. .

“Essa festa representa o quanto a igreja é viva e hoje se renova ainda mais com o Espírito Santo. Um cristão sem memória não é um verdadeiro cristão, são pessoas perdidas no tempo e não vivem a salvação. O Espírito Santo é vivo em nós e nos orienta a viver em Cristo, por isso nos alegramos e celebramos este dia tão especial para a igreja”, disse.

Conforme o bispo auxiliar, dom Tadeu Canavarro,  Pentecostes faz memória também a uma mulher em especial, aquela que desde o início meditava sobre todas as coisas em seu coração, Maria, Nossa Mãe.

“Que ela nos ajude neste caminho da memória. Hoje queremos fazer memória às palavras de Jesus para os apóstolos, que não deveriam se afastar de Jerusalém antes que tivessem recebido a força do Espírito Santo. Sem ele não há missão, não há evangelização, por isso, com toda a igreja, a nossa mãe Igreja Católica, invoquemos juntos ‘ Vem Espírito Santo com Maria cuidar da Amazônia’”, convocou.

Participando pela primeira vez da celebração de Pentecostes em Manaus, frei Rogério, se emocionou com a grande festa realizada pela Arquidiocese de Manaus e pelo envolvimento dos fiéis neste importante momento da nossa igreja.

“Foi emocionante ver a força da Arquidiocese de Manaus. Quanta  gente! Cada paróquia ali representada por seu povo, de modo especial nossa paróquia São Jorge, com tantos paroquianos, gente das comunidades e da matriz. Para mim foi algo vivido pela primeira vez.  Lá na minha região, Pentecostes não era celebrado assim, cada paróquia celebrava a sua,  não tinha essa unidade, então eu fiquei encantado e emocionado com o vi aqui”, disse.

A celebração de Pentecostes marcou também o lançamento oficial da rádio Rio Mar para FM, que, a partir de hoje, opera na frequência 103,5.