Receba os dons do Espírito Santo de Deus

Por Deivison Rocha

“Mas o Espírito Santo descerá sobre vocês, e dele receberão força para serem as minhas testemunhas…” (Cf: At 1, 8).

Assim disse Nosso Senhor Jesus Cristo aos apóstolos, que ficaram aguardando em Jesrusalém, o Paráclito, o Consolador, ao qual conhecemos como Espírito Santo. Originalmente chamado de Ruah, palavra de origem hebraica que significa “Sopro”, é Ele que move a Igreja desde seu nascimento quando guiou os apóstolos a continuar a missão de Jesus, e assim essa tarefa apostólica passa também a ser de todos os cristãos que formam a comunidade de Jesus, através do testemunho, que dá sentido e faz com que Cristo ressuscitado continue presente e atuante na história.

O Espírito Santo é a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, consubstancial ao Pai e ao Filho, mas que age de forma independente, por tanto, pela sua ação somos inseridos pelo santo batismo na Igreja de Cristo como novas criaturas, na comunidade que nos acolhe para sermos verdadeiros discípulos e em seguida esse mesmo Espírito nos confirma na Igreja através da unção. Santo Agostinho dizia que o Espírito Santo era “Deus que se fez para nós como Dom”, e isso faz pleno sentido, pois assim tornamos a nossa vida mais íntima a Ele através dos Seus dons, dando real direção às coisas boas que fazemos no nosso dia-a-dia.

Santo Agostinho ainda nos fala de três características que nos faz perceber a ação do Espírito Santo, a primeira é a Unidade, que reúne a Igreja em um só corpo, o mesmo Espírito que caminha nas pequenas procissões do interior é o mesmo que reúne três milhões de jovens em Copacabana e cem mil pessoas no centro de convenções de Manaus. A segunda é o Amor, que faz com que as pessoas sejam criadoras de atos de amor, não o amor “eros”, que nada são do que paixões, mas o amor “ágape”, a caridade que nos faz enxergar além de nosso egoísmo, além das nossas aparências em favor do nosso semelhante à luz do valor que ele tem para Deus e para nós como irmão.

Para concluirmos nossa reflexão, chegamos à terceira característica, os Dons, e com eles o Espírito Santo enche a Igreja, preenche o vazio do teu ser e te possibilita a ser o rosto de Cristo, e isso depende do nosso sim, igual a Nossa Senhora que não sabia como, mas confiando em Deus, consentiu que fosse feita conforme a vontade do Senhor, com seu sim gerou em seu ventre a nova história, a nossa história. E assim o Espírito Santo age através de nós, nos move e faz com que levemos à sério nosso trabalho, nossos estudos, a maneira de ser um bom filho e filha, esposo, esposa, pai e mãe, nossa honestidade e fazer de nós o caminho para que outras pessoas encontrem Cristo, pois é apenas com seu sim, que o Espírito Santo age através de você.

Que celebremos bem o domingo de Pentecostes. Paz e bem!