CEB São José celebra o padroeiro no Dia do Trabalhador

Texto: Michele Gouvêa

O dia 1º de Maio é mundialmente conhecido como o Dia do Trabalhador, mas para nós, católicos, o dia 1º de Maio tem um significado a mais. Neste dia relembramos também São José, o pai adotivo de Jesus que, ao lado de Maria, dignificou o significado do trabalho, da justiça e do sentimento de família. Hoje também dá-se início ao mês mariano.

E neste dia, a Comunidade Eclesial de Base (CEB) São José, da paróquia São Jorge, preparou uma programação especial, que teve início com a procissão, às 17h30, e que percorreu algumas das principais ruas do bairro, seguida de celebração e arraial, com a venda de comidas, bebidas e guloseimas, além de leilão e bingo.

Presidida por frei Rogério Correia, ele ressaltou que a celebração de hoje reconhece, sobretudo, o trabalho do ser humano como algo que edifica e que o exemplo de São José, como padroeiro dos trabalhadores, nos alegra e revigora a nossa fé quando enxergamos o exemplo de vida e caminhada que foi o esposo de Maria.

“Estamos aqui hoje em ação de graças e fazendo memória a São José, que é o padroeiro dos trabalhadores e que com sua vida é para nós exemplo no dia a dia. Nossa paróquia São Jorge se alegra e se revigora na fé por reconhecer, em São José, um ser humano que edificou sua casa e sua família por meio do justo trabalho”, afirmou.

Ao final da celebração, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima foi abençoada e em seguida foi levada para a casa de um dos moradores do bairro, onde será realizada uma novena e, posteriormente, a imagem será levada para a residência de outro fiel para que, até o final do mês, seja rendida honra à mãe de Jesus.

O tema dos Festejos de São José neste ano foi “Com São José e com Maria ajudamos a preservar” e teve como referência a temática ambiental defendida pela Campanha da Fraternidade. A CEB São José está localizada na rua Santa Helena, sem número, São Jorge, próximo a feira Jardim dos Barés.

One thought on “CEB São José celebra o padroeiro no Dia do Trabalhador

• 5 de maio de 2017 em 18:49
    Permalink

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que participou dos festejos de São José Operário parte aparyir deste dia em Romaria por 30 casas de fies nas comunidades de São Jorge, CEB São José, São Francisco, Perpétuo Socorro e CEB Nossa Senhora de Fátima até se juntar as outras imagens peregrinas da Paróquia no dia 31 de Maio, para a Coroação de Nossa Senhora. Essa devoção particular já tem mais de trinta anos e é realizada pelos fiéis juntamente com dona Maria da Conceição que organiza todo o trajeto das novenas e escolhas das casas.
    Márcio Rocha
    MOV. Nova Evangelização