São Jorge renova a fé, o amor e a confiança no Deus vivo

Por Michele Gouvêa

No ano em que a igreja de São Jorge comemora 60 anos de existência é tempo de olhar para trás com orgulho pela caminhada que se tem feito até aqui. Se não foram só glórias, como não poderia ter sido, afinal a igreja é feita de pessoas, a caminhada tem sido contínua, bonita e repleta de momentos santos e felizes, sempre com os olhos voltados para o alto.

E é graças a esses olhos voltados para o alto e com o sentimento de pertencimento à comunidade, que a paróquia São Jorge festeja hoje, dia dedicado a São Jorge, suas comunidades, seus movimentos, suas pastorais e, sobretudo, os fiéis, que não deixam de caminhar e amar esta igreja que os acolhe como irmãos na fé.

Comprometida com os preceitos humanos, com a vida e com o meio ambiente a igreja São Jorge é partícipe de todos os grandes e importantes movimentos convocados pela Igreja Católica. É assim com os direitos mais básicos à vida, quanto com o comprometimento com o meio ambiente, tema recorrentemente defendido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Prova disso foi a inutilização de copos descartáveis pela paróquia, bem como a realização de ampla programação religiosa e cultural nas diversas igrejas da comunidade, de forma especial na igreja de São Francisco. Essa mudança de postura só é possível porque trabalha-se na comunidade a pastoral de conjunto, onde todos são convidados ao engajamento em movimentos, bem como à interação entre as mais diversas atividades existentes na paróquia.

E por mais que o objetivo primeiro seja a evangelização, prova disso são a Catequese, Apostolado da Oração, Terço dos Homens, Terço das Famílias, Adoração ao Santíssimo, Encontro de Casais com Cristo (ECC), Círculo Bíblico, Legião de Maria, Clube de Mães, Grupo Rainha da Paz, Abdiel, Nova Evangelização, Grupo de Jovens e outros, não se pode deixar de falar sobre toda a mudança física e estrutural que foram preparadas para os festejos de 60 anos de São Jorge.

O novo Centro Paroquial frei Paulo Pavlik possui estrutura moderna e que seguem todas as normas de segurança e de atenção a pessoa com limitações ou com deficiências. A estrutura comporta também, além do amplo salão, salas independentes e banheiros adaptados. A área externa da igreja São Jorge foi complemente recuperada e um gerador de energia elétrica foi adquirido.

Todas essas benfeitorias físicas só foram possíveis porque há doação, partilha do Dízimo e envolvimento comunitário e cristão. E é esse envolvimento, compromisso com as coisas do Pai, bem como com a comunidade e esse sentimento de pertencimento que possibilitam a igreja São Jorge manter-se firme na caminhada com a certeza de que este aniversário é um renovo na fé, no amor, na misericórdia e na presença de Deus no meio de nós. Viva a São Jorge!